top of page

Tudo que você precisa saber sobre a PARVOVIROSE!



A parvovirose canina é uma doença causada por um vírus chamado Parvovírus canino. Ela é altamente contagiosa e o vírus é muito resistente. Por isso, uma vez que o animal é contaminado e libera o vírus no ambiente, o parvovírus consegue ficar até anos por ali sem sofrer nenhuma alteração.


Este vírus é transmitido por meio do contato com fezes ou vômitos contendo o parvovírus, podendo ocorrer por via respiratória, secreção oculonasal ou contato direto entre os animais doentes e animais saudáveis. O contágio da parvovirose canina acontece principalmente entre filhotes e cachorros jovens por terem ainda a saúde e a imunidade baixa ou por não terem recebido ainda todas as vacinas. Cachorros adultos não vacinados também estão propensos a serem infectados pelo vírus da parvovirose.


Fique atento ao menor sinal de sintomas, pois essa doença além de ser grave, tem uma progressão muito rápida e dependendo do caso, pode ser até irreversível. Os sintomas mais comuns são:

Febre, Letargia, Vômito, Diarreia (em geral com sangue nas fezes e cheiro muito forte), Recusa de comida, Hipotermia, Taquicardia, Desidratação, Perda de peso, Fraqueza, Depressão e Mucosas pálidas (interior das pálpebras e gengiva).


Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances de sucesso do tratamento para parvovirose. Ao perceber qualquer um destes sintomas citados acima, leve seu cãozinho imediatamente ao veterinário.


A Parvovirose tem cura, mas a prevenção é sempre o melhor caminho. Sendo assim, pequenos cuidados ajudam a proteger o seu amigo de quatro patas e evitar problemas graves e fatais.

As principais prevenções a serem tomadas são:


– Vacina: as vacinas V8 e V10 previnem, entre outras doenças, a parvovirose, o que reforça ainda mais sua importância. A administração deve continuar ao completar um ano e, depois disso, seguir o calendário anual de vacinas com os reforços.


– Contato: evite que o seu cachorro tenha contato com animais e materiais contaminados e seja exposto ao mesmo ambiente em que vive ou viveu um animal com a doença.


– Filhotes: antes de concluir a vacinação (pelo menos 21 dias após a 3ª dose da vacina), não é recomendado levar seu filhote a locais abertos, pois isso aumenta o risco de contrair não só a parvovirose, como também outras doenças, como a cinomose.


– Limpeza: limpe o ambiente em que o cachorro vive com água sanitária, um dos poucos produtos que mata o resistente parvovírus, e água quente.


Se tiver mais alguma dúvida sobre este tema, entre em contato conosco.

Quem ama cuida!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page