top of page

Meu cachorro late demais. O que posso fazer?



Sabemos que alguns cachorros latem mais do que o normal e isso acaba incomodando os vizinhos, o silêncio da casa e as vezes tiram a sua paz. Todos os cachorros podem latir excessivamente e as vezes isso é a característico de algumas raças específicas.


Mas você sabe o POR QUE que o seu cachorro late tanto?


Se você identificar o motivo de tanto latido vai ser mais fácil de resolver o problema. Primeiramente é importante levá-lo ao veterinário para descartar algum problema fisiológico e/ou físico que você não saiba. Descartando esta opção, vamos descobrir quais outros motivos podem levar seu cachorro a latir tanto.


As vezes os latidos são uma forma dele chamar a sua atenção, pois ele já percebeu que quando late você acaba interagindo com ele. Ou seja, essa interação acaba incentivando o latido dele, pois ele entende que sempre que latir, você vai dar atenção a ele. Para mudar isso, comece a interagir e recompensá-lo nos momentos em que ele está quieto e nos momentos em que ele estiver latindo, saia de perto e o ignore. Assim ele entenderá qual é o comportamento que você espera dele.


Outras vezes o latido pode ser consequência da solidão. Muitos cães não sabem se comportar muito bem quando seus tutores saem de casa e acabam chorando, latindo, uivando, roendo objetos e aprontando em casa. Neste caso, devemos trabalhar a independência deles. Incentive ele a brincar sozinho, deixe brinquedos com petiscos à disposição, ossos para que ele fique roendo sozinho, etc. Mostre a ele que é divertido ficar sozinho também, que a casa tem opções para distrações e isso também ajuda a diminuir a ansiedade do cãozinho, o que também pode causar excessos de latidos.


Outro motivo pode ser a falta de exercícios físicos. O que é fácil de resolver, não é mesmo? Leve-o para passear com mais frequência ou contrate um dogwalker e veja se ele fica mais calmo depois de começar a passear mais vezes.


Se o latido frequente é por causa de outros cachorros ou pessoas que passam na rua, tente mudar o foco e a atenção dele. Jogue uma bolinha, um osso ou brinque com ele para que ele se distraia do que estava fazendo ele latir. Assim, ele nem vai perceber que estava latindo e nem vai perceber que parou. Simplesmente arranjou algo melhor para fazer.


Sabemos também que o latido é a forma de comunicação dele com você. As vezes ele só está avisando que não tem água no potinho, está com fome ou precisa sair para fazer suas necessidades. É importante que você consiga identificar estes momentos e estes latidos, para conseguir atender as necessidades do seu amigão.


Quem ama cuida!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page