top of page

Dicas para cuidar da Higiene Bucal do seu Cachorro


Para começar a falar de higiene bucal e dental de cachorro, devemos lembrar que essa é uma obrigação do tutor, afinal seu cachorro não é capaz de fazer isso sozinho. Tendo em mente mais esta responsabilidade, saiba que você deve começar a cuidar da higiene bucal e dental do seu pet desde filhote, pois com duas ou três semanas de vida, ele já vai ter 28 dentes e a dentição permanente não vai demorar a surgir. Com seis meses de vida em média, seu cão já terá os 42 dentes permanentes.


Quando o cachorro não tem uma boa higiene bucal, problemas de saúde podem aparecer antes dos três anos de vida. Esses problemas podem acontecer principalmente por causa do excesso de tártaro – acúmulo de cálcio e fósforo – na superfície dos dentes, podendo também causar gengivite e até mesmo desenvolver um problema de coração.


Sabendo dos riscos, separamos algumas boas dicas para que vocês cuidem da boca e da dentição do seu pet:


1- Procure seu veterinário, tire todas as suas dúvidas, pergunte quais os produtos mais indicados para a escovação e peça para que ele faça uma demonstração de como o procedimento deve ser feito.

2- Nunca use pasta de dente para seres humanos e sim pastas especiais de cachorro, encontradas em clínicas veterinárias e pet shops, estas pastas são enzimáticas, apresentam maior ação sobre as bactérias e podem ser ingerida sem problemas.

3- Cada animal possui uma escova de dente mais indicada, de acordo com a sua raça, focinho e arcada dentária. Peça ajuda para seu veterinário para escolher a melhor para seu pet.

4- Comece a escovar aos poucos, lentamente e com cuidado, para que ele não se sinta ameaçado e comece a se acostumar com a escovação. Deixe-o lamber a pasta para sentir o gosto, insista caso seu cão seja resistente e comece a transformar isso em hábito.

5- Faça a escovação pelo menos duas vezes por semana. Caso tenha mais tempo e paciência, pode escovar quantas vezes quiser por semana, até mesmo todo dia. Higiene nunca é demais e o mais importante é criar este hábito.

6- Ossos e brinquedos duros para morder são ideais para manter a limpeza bucal do seu bicho de estimação. Existem também muitos brinquedos que são próprios para auxiliar a limpeza dentária, você pode encontrar em qualquer pet shop.

7- Cuidar da alimentação também é imprescindível, opte sempre por ração adequadas e de qualidade, cuidado com os petiscos.


Siga nossas dicas e tenha a certeza que seu melhor amigo estará seguro.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page