Necessidades no lugar certo!

Atualizado: 26 de Fev de 2019


E a primeira pergunta que os donos dos cãezinhos nos fazem é: como ensiná-los a fazer xixi e cocô no lugar certo?

Não é um processo tão fácil, requer disciplina, dedicação, paciência, persistência e supervisão! A boa notícia é que os cães de todas as idades podem aprender, não apenas os filhotes. Lembre-se que os filhotes não têm controle total da bexiga e intestino, então não fique tão bravo quando acontecer algum acidente, isto é normal! Quando perceber que seu filhote está dando voltinhas para fazer suas necessidades, tente pegá-lo com calma e leva-lo até o local correto, e não esqueça de recompensá-lo caso ele acerto o alvo.

Tente estabelecer uma rotina de comida e passeios, pois os cães se adaptam facilmente e possuem um relógio biológico apuradíssimo, sendo assim, se as comidas e os passeios virarem rotina, a vontade de fazer as necessidades também virará. Geralmente esta vontade vem ao acordar, depois de comer e depois de brincar/exercitar. Fique de olho, até aprender os horários do seu cão. Quanto “mais velho”, mais fácil vai ficando para seu cão criar a sua rotina.

Deixe o local escolhido como o certo sempre disponível, limpo e calmo, devendo ser longe da caminha ou das tigelas de comida. Falando em comida, não deixe a ração disponível o tempo todo, pois se ele não tem hora para comer, não tem hora para ir ao banheiro! Não foque apenas na punição, lembre-se de agradar e mimar muito seu cachorro quando ele acertar o lugar, pois isso irá incentivá-lo a continuar acertando.

Caso o pet fique sozinho uma parte do dia, não o deixe trancado em uma área pequena e sim, delimite a área que ele tem acesso, para que ele se sinta livre e a vontade sempre. E sempre que possível, leve-o para passear, pois se aliviar num lindo passeio é bem mais divertido que em casa, não é mesmo? (E ah, não esqueça de levar a sacolinha para recolher as necessidade!)

Tenha paciência, persistência e muito amor, com certeza seu cachorro irá querer te agradar e logo irá aprender a fazer as necessidades no local correto.

353 visualizações

Uma produção Nova Ideia