A importância da castração

Atualizado: 1 de Ago de 2019




Além de ser a medida mais segura e eficaz de controle populacional, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal. O mais recomendável é castrar antes do primeiro cio para, assim, evitar problemas futuros. Mas mesmo que esse cio já tenha acontecido, ainda é possível e recomendado castrar seu pet.

Confira a seguir as principais vantagens da castração:

Nas fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama em 99% dos casos; Diminui as chances de infecções uterinas graves, como a piometra, já que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento; Elas não entrarão mais no cio, poupando os donos de lidar com o sangramento e com outros cães importunando no portão.

Já nos machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”, diminuindo assim as fugas e brigas com outros machos; Reduz em grande escala os problemas de próstata e evita o câncer de testículo, que pode ser fatal; Eles sentirão menos necessidade de marcar o seu território com urina.

Além disso, seu cachorro tende a ficar mais dócil – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes. Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias, fazendo com que eles ganham mais peso, caso a alimentação e atividades físicas não sejam reguladas.

Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre a castração.

78 visualizações

Uma produção Nova Ideia